Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Criada em 1990, por Eliza Baptista e sua Entidade Pai Antonio das Almas. Após sua passagem, foi assumida por seu sobrinho, Babalorixá Marcelo de Xangô e Babalorixá Marcos de Omolu, seu filho carnal. Hoje, o Babalorixá Marcelo de Xangô preside esta casa em que após dois anos sem sua sede, encontra-se em funcionamento, desde o dia 10/11/2007, na Rua Frei Camilo, 65 - Tomáz Coelho. A iniciação de Marcelo de Xangô começa aos 12 anos de idade, acompanhando seu irmão, que era acometido de vários problemas de saúde, e que deste momento em diante, se identificou com os Orixás. Sua primeira entidade, o Caboclo Pena Verde, manifestou-se pela primeira vez, após oito anos nessa casa. Deste momento em diante, passa a ser preterido pela casa em que estava, pois lá seria Ogã e Pai Pequeno. Passa então a freqüentar a casa de sua tia. Angola, Umbanda e agora Ketu, feito seu Santo em janeiro de 1997, na casa de Ode Tau, neto de Caribé. Hoje, seu Babalorixá é Oya Ginde, ou também conhecido como Pai Zezinho. Telefone para contato: 21 34498149 Endereço: Rua Frei Camilo 65, Rio de Janeiro, Tomaz Coelho

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Artigos - Exú

Começaremos uma série de artigos falando um pouco sobre as entidades tanto da umbanda, quanto do candomblé.

Nosso intuito é levar informação e principalmente difundir nossa religião, pois não adianta falar em jogo de búzios, odu e um vocabulário Iorubá, que em muitas vezes não se sabe nem o português. Nossa abordagem será básica, para que todos, principalmente o público leigo, tenha uma noção de como funciona nossa religião.

Começaremos por Exú, a quem reverenciamos sempre em primeiro lugar, para que possamos abrir nossos caminhos e chegar a todos os Orixás mais adiante.

Exú é o mensageiro entre você e seus Orixás, abrindo os caminhos e fechando também. Na umbanda conhecemos vários nomes como Tranca Ruas, Caveira, 7 Porteiras, Maria Padilha, Maria Mulambo, Cigana e vários outros. Estes nomes foram levados também ao candomblé, mas, com alguns diferenciais. Quando chega à sala, festa ou gira, permanecem com estes nomes para facilitar o entendimento.

Exú sempre foi tratado como diabo pela igreja católica, mas basta lembrar que estas entidades não vão até você oferecer nenhum ato de maldade. É você quem vai pedir. Então, pergunto: quem é o diabo? Contaremos um pouco com aquelas pessoas que se utilizam destas entidades para fazer o mal através de suas propagandas, não podemos generalizar.

Suas cores básicas são o vermelho e preto, podendo ainda incluir branco. Sua comida básica é o padê, feito de farinha crua e dendê. Os Exús possuem ainda seu ponto, que corresponde a sua firmeza na terra, sendo ele riscado, feito num assentamento de ferro ou tabatinga (barro).

Em breve, a publicação de novos artigos!!!



Tenda Espírita Axé dos Orixás & Ilê Axé D´Oxum
Rua Frei Camilo, 65 - Tomaz Coelho - Rio de Janeiro
Tel: 21 3449-8149 / 98149-2126

Nenhum comentário:

Postar um comentário