Nosso intuito é levar informação e principalmente difundir nossa religião, pois não adianta falar em jogo de búzios, odu e um vocabulário Iorubá, que em muitas vezes não se sabe nem o português. Nossa abordagem será básica, para que todos, principalmente o público leigo, tenha uma noção de como funciona nossa religião.
Começaremos por Exú, a quem reverenciamos sempre em primeiro lugar, para que possamos abrir nossos caminhos e chegar a todos os Orixás mais adiante.
Exú é o mensageiro entre você e seus Orixás, abrindo os caminhos e fechando também. Na umbanda conhecemos vários nomes como Tranca Ruas, Caveira, 7 Porteiras, Maria Padilha, Maria Mulambo, Cigana e vários outros. Estes nomes foram levados também ao candomblé, mas, com alguns diferenciais. Quando chega à sala, festa ou gira, permanecem com estes nomes para facilitar o entendimento.
Exú sempre foi tratado como diabo pela igreja católica, mas basta lembrar que estas entidades não vão até você oferecer nenhum ato de maldade. É você quem vai pedir. Então, pergunto: quem é o diabo? Contaremos um pouco com aquelas pessoas que se utilizam destas entidades para fazer o mal através de suas propagandas, não podemos generalizar.
Suas cores básicas são o vermelho e preto, podendo ainda incluir branco. Sua comida básica é o padê, feito de farinha crua e dendê. Os Exús possuem ainda seu ponto, que corresponde a sua firmeza na terra, sendo ele riscado, feito num assentamento de ferro ou tabatinga (barro).
Em breve, a publicação de novos artigos!!!
Tenda Espírita Axé dos Orixás & Ilê Axé D´Oxum
Rua Frei Camilo, 65 - Tomaz Coelho - Rio de Janeiro
Tel: 21 3449-8149 / 98149-2126


Nenhum comentário:
Postar um comentário